O processo de animação tradicional 2D é feito por quadro-a-quadro. Cada desenho representa uma parte do movimento. Há décadas, faço animações para meus projetos audiovisuais. Primeiro, o desenho base é feito em papel e depois, utilizando ferramentas e softwares digitais, é possível criar um movimento a partir do zero. É um processo trabalhoso, mas extremamente gratificante.
ANIMAÇÃO STOP MOTION "MAGICANDO"
A animação "Magicando" foi escrita e produzida por mim para a Semana de Design de 2007 da Universidade Guarulhos.
Utilizando brinquedos, sons e músicas dos anos 80, "Magicando" é uma animação stop motion que presta uma homenagem à década.
O processo de stop motion é uma técnica em que cada movimento é feito e fotografado, criando os quadros de animação. Assim, para criar a cena em que o público aplaude, por exemplo, os braços de cada um dis bonecos foram movimentados e fotografados (cada sequência de movimento demanda uma foto).
Para a realização dessa animação, foram tiradas mais de 850 fotografias.
ANIMAÇÃO COVID NÃO
Desenvolvi a animação "Covid não" para a música composta por Rafael Monteiro da Costa para o Colégio Eniac de Guarulhos.
O processo de animação utilizado foi quadro-a-quadro. Os personagens robôs, mascotes do Colégio, foram também criados por mim.
No processo de animação quadro-a-quadro, cada sequência de movimento é desenhada, criando os quadros de animação.
STORYBOARD E ANIMAÇÃO PARA VINHETA
Storyboard e animação que desenhei e desenvolvi para uma vinheta do Colégio Cantinho da Alegria, de Guarulhos.