Jogos educacionais

BRINCAR PARA APRENDER

A utilização de jogos no contexto pedagógico traz ao aluno uma linguagem a qual está acostumado: a tecnologia. Atualmente, a grande maioria das crianças e jovens utiliza jogos em sua rotina, seja em consoles, celulares, computadores ou qualquer dispositivo eletrônico. A educação, obviamente, se apropria desse segmento e, ao utilizar um jogo em aula, o professor coloca o aluno no centro do aprendizado de uma maneira lúdica e divertida.

Entre 1991 e 1992, participei do desenvolvimento de quatro jogos didáticos de tabuleiro com personagens de minha autoria. Esses jogos foram comercializados em escolas do país e traziam assuntos nas áreas de Gramática, Ortografia, Matemática, Cidadania, Estudos Sociais. Foram meus primeiros trabalhos na área da gamificação educacional.

Mesclando mais de 28 anos como professor e mais de 30 como artista e desenvolvedor de materiais didáticos, criei, em parceria com o Canal do Ovídio, o DIVERTILÍCIA, um site de jogos educacionais que trabalham Matemática, Artes e Música. Vários outros jogos já estão em desenvolvimento. O DIVERTILÍCIA pode ser acessado através do endereço www.divertilicia.com.br.


DIVERTILÍCIA está livre para o uso e funciona de forma multiplataforma, ou seja, em computadores, celulares e tablets.