Um pouco sobre mim

31 anos dedicados À arte e à educação

Saudações! Sou Marcos Cárfora. Cartunista, escritor, professor, desenvolvedor de jogos e materiais pedagógicos. E trago a você, nesse breve portfólio on-line, parte das minhas atividades profissionais. São ilustrações, livros, jogos e materiais diversos, a grande maioria voltados à educação, segmento que me dedico há 31 anos.

Minha formação na educação se iniciou com a conclusão do Magistério, em 1992. Antes disso, já havia criado jogos educacionais de tabuleiro, que foram comercializados entre 1991 e 1994. Já em sala de aula, em contato direto com as crianças do Infantil e Fundamental, passei a desenvolver materiais educativos, utilizando meus desenhos e conhecimentos em Informática para a criação de tecnologias e jogos para auxiliar os professores nos conteúdos trabalhados em sala. Com minha experiência e minhas especializações em Tecnologias da Educação a Distância e em Jogos Digitais (tenho também certificação internacional em APX (Acessible Player Experiences) pela Able Gamers, que visa promover a acessibilidade em jogos), capacitei centenas de professores em tecnologias educacionais ao longo desses anos e, especialmente no período da pandemia, pude, além de introduzir uma grande quantidade de educadores às maravilhas da tecnologia educacional digital, fornecer apoio e auxílio a eles na criação de seus próprios materiais e jogos personalizados a seus alunos. Também no período da pandemia, em auxílio aos professores e alunos, lancei minha plataforma de jogos educacionais digitais, o DIVERTILÍCIA, atualmente gratuita e de uso livre, com jogos de matemática, artes e música. 


Atuei como coordenador e professor de cursos técnicos de informática e curso superior de Jogos Digitais, nas áreas de computação gráfica, animação, efeitos de som e criação de jogos 2D. Também atuo como professor de tecnologia educacional em cursos de Pedagogia, além de manter cursos de capacitação docente, sempre utilizando ferramentas e softwares livres. Isso promove uma transformação na educação e, ainda mais, coloca o professor como desenvolvedor de seu próprio material digital. No Ensino Fundamental, criei um projeto de introdução à programação e lógica para crianças, ensinando a criar sites no Google Sites e seus próprios jogos com o Scratch.

Escrevo textos e  livros paradidáticos, dois deles atualmente adotados em cidades do Sul do Brasil, publicados pela Editora Opet-Sefe. 

Em meu blog literário, o CAMPO DOS CONTOS, é possível ler vários textos divertidos e educativos. Esses textos estão liberados a professores para uso em atividades educacionais, bastando apenas citar a fonte. Meus textos já foram amplamente utilizados em escolas de todo o país, inclusive no segmento EJA.

Ilustrei dezenas de revistas em quadrinhos, tanto na área da educação como na área corporativa. Em 1998, ilustrei a revista “O Arqueólogo e a mata ciliar”, publicada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. A revista ultrapassou 50 mil tiragens. Também ilustrei gibis institucionais para empresas como São Paulo Alpargatas, Unilever do Brasil, Prefeitura de Bertioga e muitas outras.


As tiras cômicas de meus personagens e as seções de passatempos infantis já foram publicadas em dezenas de jornais do Brasil, os quais também forneci charges, textos e crônicas. 

Na área de jogos digitais, além dos jogos educativos, desenvolvo também gamificações para escolas e empresas, que vão desde treinamentos gamificados à storytellings, divulgação de produtos e serviços, onboarding e outras necessidades.


Nesse portfólio, você poderá conhecer um pouco sobre cada um desses trabalhos. Fico à disposição para quaisquer dúvidas e comentários, bem como coloco-me à disposição para ajudar, se preciso.


Um grande abraço e divirta-se!


Marcos Cárfora